naming • identidade visual • design gráfico
Fluvitá é uma empresa especialista em serviços de engenharia que envolvam água, como projetos hidráulicos, infraestrutura urbana e saneamento.
Com escritórios em Cascavel e Curitiba, no Paraná, seu foco é atender empresas e indústrias de grande porte. Em 2020, surgiu a necessidade de fortalecer e profissionalizar sua marca, através de novo nome e identidade visual. O projeto tinha o objetivo de atingir novos clientes, reforçando conceitos como segurança e inteligência, e posicionando a empresa como especialista em projetos.
Inicialmente a empresa utilizava o nome de sua fundadora, Bruna Pereira. Porém, com o crescimento, surgiu a necessidade de mudar sua imagem no mercado, a profissionalizando. O principal objetivo do projeto de naming foi reforçar a imagem de especialista em projetos que envolvam água, deixando evidente o fator de diferenciação em relação a escritórios generalistas de engenharia civil. O nome foi criado a partir da junção das palavras FLUVIAL, relativa a rio e da palavra FLUIR, termo que remete diretamente a líquidos. Por fim, foi somada a palavra VITA, vida em Latim. O resultado foi uma sonoridade simples, fluída, e feminina.
A simbologia foi inspirada em tubulações e no fluxo da água, formando a inicial "F". O logotipo segue o mesmo conceito, com letras se interligando como canos. Associada a uma paleta de cores que utiliza tons de cinza e azul, a assinatura visual reforça ainda mais o significado do nome e o posicionamento da marca.
A paleta de cores com cinza e azul remete à engenharia e reforça a especialidade em projetos que envolvam água. O símbolo aparece como grafismo e em diferentes tamanhos, passando a ideia de fluxo e desenvolvimento. A comunicação é limpa e corporativa, resultando em uma identidade visual sóbria porém vibrante.